terça-feira, 11 de março de 2014

Você está preparado para utilizar as tecnologias digitais na Educação?

Antes de começar a utilizar as ferramentas tecnológicas sem nenhum objetivo definido no processo de ensino e aprendizagem, você já se perguntou se está preparado para isso?
 
Os mais variados recursos digitais estão cada vez mais presentes nos processos de ensino e de aprendizagem. Os questionamentos comentados a seguir ajudam você a avaliar se já está integrado a esta onda de novidades.



O projeto político-pedagógico (PPP) de sua escola prevê o uso da tecnologia unida aos conteúdos das disciplinas?
 
 
Isso é muito importante para que o trabalho com tecnologia contribua com o resultado final da aprendizagem. Converse com os gestores da escola e proponha que essa reflexão seja realizada. Afinal, o uso da tecnologia não pode se restringir apenas ao contato dos alunos com a informática.
 
 
 
Você utiliza o computador para preparar suas aulas e as atividades que serão realizadas pelos alunos?
 
 
O computador pode te ajudar a ganhar tempo ao chegar com tudo já pronto para as aulas, a encontrar novos materiais e a ter o seu planejamento registrado por escrito, o que também facilita as revisões futuras.
 
 
Ao planejar o trabalho voltado ao ensino de um conteúdo específico, você pesquisa quais recursos (digitais ou não) podem colaborar com as aulas sobre esse tema?
 
 
A tecnologia deve estar a serviço dos conteúdos e não o contrário. Conversar com os colegas e fazer cursos são algumas das formas de conhecer novas ferramentas que poderão ser úteis às suas próximas aulas.
 
 
Você utiliza a internet para se comunicar com outros professores, para divulgar os seus trabalhos e para buscar ideias e materiais que possam aprimorar suas aulas?
 
 
Procure sempre explorar novos potenciais do uso dessa rede. Já existem, por exemplo, redes sociais que reúnem professores e possibilitam uma intensa troca de informações e ideias. Você verá que só tem a ganhar com ela.
 
 
Você conhece os hábitos dos seus alunos em relação ao uso da tecnologia e procura municiá-los de sugestões para que eles aproveitem os momentos online para aprender e se desenvolver?
 
 
Mesmo se sua escola não possui computadores pode passar atividades para eles fazerem em casa ou em outros espaços. E aproveite para conversar com eles sobre os cuidados que garantem a segurança nos contatos realizados no mundo online e sobre a qualidade e a diversidade das fontes encontradas na internet.
 
 
Você está sempre atento às oportunidades de formação sobre o uso da tecnologia na Educação, sejam elas dentro da sua própria escola ou em outras instituições?
 
 
Há várias opções, inclusive em cursos a distância e, como há sempre novas tecnologias, você precisa se manter atualizado.
 
 
Qual dessas ações você utiliza para a criação de um blog:
 
 
♣ Comunicação com os alunos. O blog pode ser uma ferramenta eficiente de comunicação com os seus alunos.
 
♣ Divulgação do seu trabalho. O blog pode ser uma ferramenta útil para fazer o registro dos trabalhos dos alunos e compartilhar experiências com outros professores.
 
♣ Comunicação com os pais.O blog pode ser uma ferramenta eficiente para aproximá-lo dos pais e mantê-los informados sobre o planejamento das aulas.
 
♣ Aplicação de provas. Cuidado! Prefira fazer a avaliação em ambientes seguros, com o controle das postagens realizadas.
 
 
 
O que você faz antes de uma aula que utilize equipamentos e recursos tecnológicos?
 
♣ Definir bem os objetivos a serem atingidos. Planejamento é fundamental.
 
♣ Testar os equipamentos e ter sempre um plano B. Sempre teste os equipamentos e faça um backup dos arquivos importantes.
 
♣ Calcular o tempo que será gasto com as atividades. Elaborar seu plano de aula é essencial para o bom andamento das atividades.
 
♣ Se você dá conta de todos os itens acima, significa que planeja bem os recursos que irá utilizar nas aulas.

Fonte : Lorraine Quites / Pedagoga

http://www.integrartecnologia.com.br/

0 comentários: