Antes de começar a utilizar as ferramentas tecnológicas sem nenhum objetivo definido no processo de ensino e aprendizagem, você já se perguntou se está preparado para isso?
Os mais variados recursos digitais estão cada vez mais presentes nos processos de ensino e de aprendizagem. Os questionamentos comentados a seguir ajudam você a avaliar se já está integrado a esta onda de novidades.
Isso é muito importante para que o trabalho com tecnologia contribua com o resultado final da aprendizagem. Converse com os gestores da escola e proponha que essa reflexão seja realizada. Afinal, o uso da tecnologia não pode se restringir apenas ao contato dos alunos com a informática.
Você utiliza o computador para preparar suas aulas e as atividades que serão realizadas pelos alunos?
O computador pode te ajudar a ganhar tempo ao chegar com tudo já pronto para as aulas, a encontrar novos materiais e a ter o seu planejamento registrado por escrito, o que também facilita as revisões futuras.
Ao planejar o trabalho voltado ao ensino de um conteúdo específico, você pesquisa quais recursos (digitais ou não) podem colaborar com as aulas sobre esse tema?
A tecnologia deve estar a serviço dos conteúdos e não o contrário. Conversar com os colegas e fazer cursos são algumas das formas de conhecer novas ferramentas que poderão ser úteis às suas próximas aulas.
Procure sempre explorar novos potenciais do uso dessa rede. Já existem, por exemplo, redes sociais que reúnem professores e possibilitam uma intensa troca de informações e ideias. Você verá que só tem a ganhar com ela.
Mesmo se sua escola não possui computadores pode passar atividades para eles fazerem em casa ou em outros espaços. E aproveite para conversar com eles sobre os cuidados que garantem a segurança nos contatos realizados no mundo online e sobre a qualidade e a diversidade das fontes encontradas na internet.
Há várias opções, inclusive em cursos a distância e, como há sempre novas tecnologias, você precisa se manter atualizado.
Qual dessas ações você utiliza para a criação de um blog:
♣ Comunicação com os alunos. O blog pode ser uma ferramenta eficiente de comunicação com os seus alunos.
♣ Divulgação do seu trabalho. O blog pode ser uma ferramenta útil para fazer o registro dos trabalhos dos alunos e compartilhar experiências com outros professores.
♣ Comunicação com os pais.O blog pode ser uma ferramenta eficiente para aproximá-lo dos pais e mantê-los informados sobre o planejamento das aulas.
♣ Aplicação de provas. Cuidado! Prefira fazer a avaliação em ambientes seguros, com o controle das postagens realizadas.
O que você faz antes de uma aula que utilize equipamentos e recursos tecnológicos?
♣ Definir bem os objetivos a serem atingidos. Planejamento é fundamental.
♣ Testar os equipamentos e ter sempre um plano B. Sempre teste os equipamentos e faça um backup dos arquivos importantes.
♣ Calcular o tempo que será gasto com as atividades. Elaborar seu plano de aula é essencial para o bom andamento das atividades.
♣ Se você dá conta de todos os itens acima, significa que planeja bem os recursos que irá utilizar nas aulas.
Fonte : Lorraine Quites / Pedagoga
0 comentários:
Postar um comentário